BEM VINDO

small business home business



sexta-feira, 16 de abril de 2010

Perguntas que eu faria a respeito de Ellen White


1- OS ESCRITOS DE ELLEN WHITE FORAM DADOS PARA SUBSTITUIR A BÍBLIA?

Seguindo a posição histórica protestante de tomar a Bíblia como única regra de fé e prática, o chamado principio de "Sola Scriptura", a Igreja Adventista do Sétimo Dia aceita a Bíblia somente, como base de fé e doutrina.

Para os Adventistas, a Escritura Sagrada, em sua inteireza, é a confiável e autorizada palavra de Deus, na linguagem do homem. Os Adventistas reconhecem o dom profético, separadamente do Cânon Sagrado, como tendo operado antes e durante a composição da Bíblia, mas afirmam que as Escrituras Canônicas constituem a norma pela qual todas as outras mensagens proféticas devem ser testadas.

Crêem que este dom nunca foi totalmente retirado, mas foi manifestado agora e repetidamente na história, e pertence à igreja hoje.

O Canôn das Escrituras é a mensagem de Deus para todos os homens de todas as épocas; a revelação extracanônica pertence aqueles a quem foi originalmente dirigida.

Os Adventistas não aceitam os escritos de Ellen White como substituto da Bíblia ou como adição a Ela. Esta é a opinião que a própria Ellen White manteve. Diz ela:

"O Espirito não foi dado - nem nunca o poderia ser - a fim de sobreporse à Escritura; pois esta explicitamente declara ser ela mesmo a norma pela qual todo ensino e experiência devem ser aferidos" Grande Conflito pág. 10.

Todas as doutrinas Adventistas são provadas através da Bíblia.


2- A INSPIRAÇÃO DE ELLEN WHITE É MENOR DO QUE OS PROFETAS BÍBLICOS?

Algumas pessoas defendem a posição de que a inspiração de Ellen White é menor do que a dos profetas Bíblicos, uma espécie de inspiração "segunda classe".

Outros dizem que, na verdade, não temos inspiração nos escritos da Senhora White, mas iluminação; reduzindo-os a um mero comentário devocional.

Porém, na Bíblia não encontramos o conceito de material mais inspirado ou não. Ou o texto é totalmente inspirado ou não é.

Para ter credibilidade, seus escritos precisam ser encarados como divinamente inspirados tal como o foramos textos da Bíblia Sagrada, embora o grande objetivo é lançar luz sobre a própria Bíblia Sagrada.

Falando sobre a importãncia da circulação do clássico "O Grande Conflito", a escritora não deixou dúvidas sobre sua completa inspiração, quando disse:

"Fui movida pelo Espírito do Senhor a escrever esse livro..."
O colportor Evangelista pág. 125


E sobre o livro o "Grande Conflito" e "Patriarcas e Profetas" ela afirmou:

"Não se pode negar que essas obras não foram produto de qualquer mente humana; são a voz de Deus falando a seu povo e exercerão sobre a mente uma influência que outros livros não exercem". Ellen White, op. city pág. 126, 127

Assim, para os adventistas, amparados no modelo Bíblico de Inspiração, qualquer escrito que pretende ser inspirado tem que ser totalmente inspirado ou não será nada pois não existem graus de inspiração na Bíblia.
Ellen White é uma verdadeira profetiza pois passa em todos os testes Bíblicos para tal.


3- ELLEN WHITE FORMULOU O SISTEMA DOUTRINÁRIO ADVENTISTA? 

Esta é uma interrogação que sempre surge, quando o assunto é o Dom Profético e a Igreja Adventista do Sétimo Dia.
Por ser Ellen White, co-fundadora da Igreja que foi organizada em 1863, e ser uma líder expoente nos primórdios da igrejam nuitos podem dizer que ela criou o sistema doutrinário da denominação.
Some-se isto que, ela como profetiza, poderia com habilidade ter elaborado a doutrina adventista com facilidade.

Porém tal possibilidade é descartada quando se estuda um pouco do Movimento Adventista em seu inicio.
Após o Grande Desapontamento de 1844, quando a volta de Jesus não ocorreu, vários grupos formaram-se a partir do movimento Millerita que esperava que o Senhor voltasse em 22 de Outubro. Uma parte dessas pessoas tornou-se descrente; outros começaram a marcar novas datas e estabelecer teorias para o aparecimento do Senhor. Todavia um pequeno grupo de fiéis descobriu que embora a data fosse correta, o acontecimento não estava. Compreenderam que o que aconteceu de acordo com Daniel 8:14, foi o inicio do ministério de Cristo no Santíssimo do Santuário Celestial, porque o Santuário Terreste havia passado desde a morte de Cristo.

Assim esse grupo apelidado de "Adventista Sabatista" começa a estudar profundamente a Bíblia para obter resposta para seus maiores anseios espirituais referentes ao fato de Jesus não ter voltado naquela época.
Além de resolverem a questão imediata, esses estudantes da Bíblia, também descobriram, ou melhor, redescobriram verdades do cristianismo ocultadas ou desprezadas pela maioria das pessoas.

E quem foi que elaborou todas essas doutrinas?
Não foi Ellen White com suas visões, nem tampouco tiveram os Milleritas a ajuda de algum teólogo renomado da época. Mas, com lágrimas nos olhos e singeleza de coração homens e mulheres dedicaram-se com afinco a pesquisar e orar para que o Senhor lhes esclarecesse as doutrinas que já estavam nas Escrituras Sagradas, esperando o tempo certo para serem trazidas à Luz.

O que Ellen fez com sua fala e visões, foi confirmar ou retificar alguns pontos.

Ela assim se expressou:

"Algumas vezes passavamos a noite toda em solene investigação das Escrituras. Em algumas ocasiões o Espírito de Deus descia sobre mim, e porções dificeis das Escrituras eram esclarecidas pelo modo indicado por Deus, e havia então perfeita harmonia".
Vida e Ensinos pág. 192


A grande verdade é que as doutrinas Adventistas podem ser provadas pela Bíblia. O uso dos Escritos Proféticos de White é feito para ampliar, confirmar e iluminar alguns pontos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário