BEM VINDO

small business home business



quinta-feira, 25 de março de 2010

O que diz a Igreja Presbiteriana sobre a Lei e o Sábado?




Os presbiterianos têm sua origem nas reformas levantadas por dissidentes na Suíça, na França e na Escócia. “No entanto, as raízes históricas dessa igreja podem ser traçadas diretamente de volta a João Calvino.” (R. N. Champlin, “Enciclopédia de Bíblia”, em “Teologia e Filosofia”, vol. 3, p. 230). Então, pode-se considerar que o grande reformador francês, João Calvino, é o patrono do presbiterianismo, pois a doutrina presbiteriana é baseada em seus ensinamentos, tais como foram institucionalizados por John Knox na Escócia.
Já a Igreja Presbiteriana no Brasil se subdividiu em algumas ramificações que divergem apenas em questões administrativas, como também acontece com outras denominações evangélicas. Mas todas as partes mantêm a doutrina uniforme, por meio da “Aliança Reformada Mundial”. Sem dúvida a doutrina calvinista continua sendo o elo de união que caracteriza as diversas subdivisões administrativas dentro do presbiterianismo.
O QUE A IGREJA PRESBITERIANA DIZ SOBRE A LEI E O SÁBADO?
O que historicamente o presbiterianismo tem ensinado sobre as questões da Lei de Deus, os Dez Mandamentos e o sábado? Veremos no presente artigo, baseado em documentos oficiais, credos, catecismos e confissões de fé, qual o posicionamento oficial da Igreja Presbiteriana sobre essas questões. Ao contrário do que pensam alguns presbiterianos mal-informados de sua própria doutrina, é fato que seus líderes e autoridades, teólogos de maior gabarito, professores, ilustres evangelistas, pastores e famosos escritores concordam com os adventistas e demais cristãos observadores do sábado quanto à validade deste e de todos os mandamentos do Decálogo como regra de prática e conduta para o cristão. Inclusive é a mesma posição bíblica ensinada oficialmente há séculos pelas demais denominações cristãs, como batistas, metodistas, luteranos, anglicanos, congregacionalistas, assembleianos, católicos, mórmons, etc.
É verdade que quando tratam sobre o assunto do “sábado”, essas mesmas autoridades presbiterianas pretendem reinterpretar o quarto mandamento como agora se aplicando ao primeiro dia da semana, supostamente devido à ressurreição de Cristo. Então, estão certos e de acordo quanto à validade e vigência de todos os mandamentos do Decálogo e das origens edênicas do princípio sabático, porém estão equivocados ao acharem que o domingo tomou o lugar do sábado, uma informação que não se consta em parte alguma do Livro Sagrado.
Analisaremos agora como os presbiterianos oficialmente respondem às nossas questões.
Clique aqui e leia mais…  ESSE ESTUDO ESTA HOSPEDADO NO BLOG '' SÉTIMO DIA ''

Nenhum comentário:

Postar um comentário